sábado, janeiro 17, 2015

Rocketville #13_Fail to succeed

A Space X está a apostar tudo na reutilização dos seus foguetões para tornar comercialmente viável a exploração espacial. A ideia é fácil de perceber: se puderes recuperar integralmente a nave que lanças para o espaço, gentil leitor, da próxima vez que quiseres lá ir só tens, basicamente, que pagar o combustível. Por isso, a empresa de Elon Musk construiu uma mega plataforma flutuante para servir de aeroporto (convém que a operação se dê no oceano, por óbvias razões de segurança) e testou ontem a primeira aterragem.


SpaceX Spaceport Drone Ship

Claro, tudo correu mal (velocidade de aproximação e grau de inclinação). O sistema hidráulico de apoio aerodinâmico foi com os porcos e o Falcon 9 espetou-se com estrondo na plataforma. Mas considerando que esta gigantesca jangada é um pontinho mesmo muito pequenino na escala da aventura sideral, e que o Falcon já tinha cumprido a sua missão de apoio à Estação Espacial Internacional, já não foi nada mau que o foguetão tenha acertado na mouche. Não se perdeu tudo. E é assim que se aprende, no negócio da engenharia espacial.
Tarda nada, a Space X está lançar foguetões reutilizáveis. É só uma questão de tempo e não de muito tempo. E eu concordo com Musk: tudo vai ser diferente a partir daí.



Mais sobre este assunto aqui.